Hoje o presidente Barack Obama discursou no Rio. Fez a alegria desse primata ao falar um pouco de português e mostrar simpatia para o público. Sempre falou sobre as nossas duas nações, ressaltando a democracia da República Tropical das Bananas e as semelhanças dela com a democracia estadunidense. Dizem que Obama veio à negócios... Isso é bom e ruim ao mesmo tempo (será?). Comentou sobre as parcerias que a nossa República pode realizar com a deles: matriz energética limpa, ciência e tecnologia etc. Há quem veja reflexos do discurso de Lula semana passada pra rede Al Jazeera na fala de Obama (porque Obama falou tanto de democracia? olha a coincidência)
E será que nossas democracias são tão semelhantes assim? Parece que já fomos os Estados Unidos do Brasil?
Claro que entre os BRIC´s a nossa República é a mais semelhante a deles. Mas um grande fosso ainda nos separa dos amigos do norte. Não devemos deixar os elogios invadirem nosso ego e esquecermos os nossos defeitos. E muito ainda tem de melhorar e como!
Como o primata aqui esqueceu de buscar a sabedoria por enquanto, e perdeu o espírito crítico, apenas agradece:
Thank you, Obama. Volte sempre!
P.S.: Enquanto isso na Líbia chovem foguetes e Obama revela à Dilma: às vezes para conseguir objetivos democráticos vidas humanas podem ser ceifadas (às vezes?). E olhem que quem fala é um laureado do Nobel da Paz! (não poderia esquecer de dar uma cutucadazinha de leve...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário